sábado, 29 de outubro de 2011

À janela de Pessoa

Segunda
- Todo este paiz é muito triste... Aquelle onde eu vivi outr'ora era menos triste. Ao entardecer eu fiava, sentada á minha janella. A janella dava para o mar e ás vezes havia uma ilha ao longe... Muitas vezes eu não fiava; olhava para o mar e esquecia-me de viver. Não sei se era feliz. Já não tornarei a ser aquillo que talvez eu nunca fôsse...


Primeira
- Fóra de aqui, nunca vi o mar. Alli, d'aquella janella, que é a unica de onde o mar se vê, vê-se tão pouco!... O mar de outras terras é bello?


Segunda
Só o mar das outras terras é que é bello. Aquelle que nós vemos dá-nos sempre saudades d'aquelle que não veremos nunca...

Fernando Pessoa, "O Marinheiro. Drama Estático em Um Quadro". Orpheu. Revista Trimestral de Literatura. nº 1. 1915

1 comentário:

Isabel X disse...

"Já não tornarei a ser aquilo que talvez eu nunca fosse..."
Uma daquelas frases de Pessoa que valem toda a literatura em língua portuguesa.
À janela, claro!

- Isabel X -