terça-feira, 3 de abril de 2012

Eco: "há uma técnica diferente de construção de janelas"

Umberto Eco: Perdi a minha elasticidade mental, mas sempre me resta a minha curiosidade. Digo que um sábio, depois dos cinquenta anos, devia ocupar-se apenas de poetas do Renascimento; a modernidade é para os jovens! Um joven investigador tem a curiosidade e a elasticidade mentais necessárias para se aperceber de que há uma técnica diferente de construção de janelas. Quanto a mim, não o teria reconhecido. Acredito, realmente, que é fundamental, para todo e qualquer filósofo, ocupar-se dos aspectos menosprezáveis da vida e foi isso na verdade o que fizeram Aristóteles, Sócrates... Foram os filósofos à maneira alemã, uma caricatura, que construíram a imagem de um teórico que não trata de pequenas coisas. Mas os grandes filósofos sempre se ocuparam da banalidade, da trivialidade, do quotidiano.

Marc Augé, Georges Didi-Huberman, Umberto Eco, L'Expérience des images. Paris, INA, 2011.p. 27.

1 comentário:

Isabel X disse...

É isso mesmo! Concordo! Que mania do "SER", a dos filósofos alemães!
Já o tenho dito noutros contextos.

- Isabel X -